O proprietário rural deve manter sua propriedade sempre bem cuidada. Para isso, é fundamental que ele conheça todos os processos que podem (e devem) ser implantados no campo, para que assim, possa cuidar da melhor maneira de sua criação de gado e das plantações.
Um desses processos é o pastejo rotacionado. Essa é uma técnica que favorece os animais e as plantações, já que é uma maneira de cuidar do solo e de preservar o campo.
O que é pastejo rotacionado
Conforme o gado se firma em uma determinada área, acontece o que é chamado de pisoteio do gado. Isso significa que esses animais ficam o tempo todo pisoteando no solo, fazendo que, aos poucos, ele vá se degradando devido ao impacto desses animais todo o tempo.
De acordo com um especialista de um curso elaborado pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), as pastagens degradadas podem trazer prejuízo social e econômico para determinada propriedade. Isso porque ela se desvaloriza. Por esse motivo é tão importante tomar os cuidados necessários para evitar essa degradação.
O pastejo rotacionado proporciona segurança ao fazendeiro, já que nele, o campo é dividido em áreas chamadas de piquetes. Esses piquetes servem para que seja possível alternar onde o gado se fixa, proporcionando descanso para o solo.
Ou seja, é uma maneira de obter maior controle do fazendeiro sobre o pasto, além de prevenir a degradação do solo.
Importância no campo
O pastejo rotacionado tem um papel de destaque nos trabalhos do campo. Isso porque, como dito anteriormente, ajuda no controle do gado e no cuidado com o solo do campo.
Com relação ao controle do gado, o pastejo faz com que esses animais sejam direcionados e orientados com relação a direção em que devem ir e onde devem ficar. É uma forma de controlar e manter a ordem para que esses animais sejam direcionados de acordo com o que o fazendeiro ordenar, dentro do pastejo.
Já no campo, os benefícios do pastejo são com relação à preservação do solo. Para que não ocorra o pisoteio com tanto impacto, o revezamento dos animais ajuda a manter parte do solo vazio, enquanto a outra parte é utilizada. Desta forma, o solo pode descansar, evitando maiores danos.
Importância da cerca elétrica no pastejo rotacionado
Agora que você já sabe o que é e como funciona o pastejo rotacionado, é importante saber que a cerca elétrica rural tem um papel fundamental nesse procedimento.
Quando o campo é dividido em piquetes, essas áreas devem ser protegidas e cercadas, para que o gado não fuja. E é neste momento que o uso da cerca elétrica torna-se fundamental. Cercar piquetes com cerca elétrica traz mais segurança aos animais, evitando que fujam e se machuquem em outros tipos de cerca.
As cercas elétricas rurais são feitas com fios eletroplásticos, que contam com fios de plásticos enrolados em fios condutores, proporcionando um choque fraco, que deve apenas assustar o animal e não machucar.
Assim, a cerca elétrica se torna a melhor opção de cercamento em um sistema de pastejo rotacionado. E você, já instalou sua cerca elétrica no campo? Entre em contato com a Igecast e adquira já a sua!